Xanxerê - Valter Ramos - 57 anos

Pelas ruas das cidades

Há 37 anos Valter Ramos percorre as ruas das cidades catarinenses e estados vizinhos em provas de corrida de todos os portes. Começou a correr com 20 anos de idade e ainda hoje é um entusiasta da atividade, sempre destacando a importância que o esporte tem na promoção da saúde e na prevenção de doenças. A prática iniciou na 1ª Corrida Rústica da cidade de Xanxerê, onde já conquistou lugar no topo do pódio. Depois, passou a correr sem competir, ao mesmo tempo em que se dedicava às partidas de futebol.

Foi em 2014 que voltou às disputas, em prova de 10 quilômetros realizada pelo SESC Xanxerê, obtendo a 3ª colocação. Depois desse retorno, descobriu o Circuito de Corrida Unimed e não parou mais. Participante também de outras provas, também no Rio Grande do Sul e Paraná, já acumula em sua estante, mais de 70 prêmios (em 4 anos).

Em 2017, fundou a Associação dos Corredores de Rua de Xanxerê (Acorxan), junto a amigos e também apaixonados pelo esporte. A entidade, presidida por Valter Ramos, hoje conta com 40 associados e já tem na sua pequena linha do tempo a participação em 21 provas, com 135 troféus alcançados pelos corredores. No mesmo ano da fundação, o grupo realizou a prova “Xanxerê Cidade do Coração”, válida pelo Circuito Oeste de corrida de rua, integrando, mais de 500 atletas.