Caçador - Médico João Gomes Soares

53 anos, Cirurgião Geral

Em busca da saúde e da longevidade

Quem vê o cirurgião geral João Gomes Soares correndo de 5 a 15 quilômetros por dia, não imagina que até bem pouco tempo atrás ele praticamente não cuidava de sua própria saúde, apenas dos pacientes que recebia em seu consultório e no centro cirúrgico do hospital. A atividade começou em 2014, quando percebeu que era preciso mudar e reduzir os 109 quilos, para poder ter saúde e obter a desejada longevidade. Depois de um checkup com cardiologista e endocrinologista, começou a caminhar e, em seguida, a correr. Hoje, com menos 16 quilos, com a música tocando em seus fones de ouvido, a expectativa é chegar aos 21 quilômetros de corrida.

“Era preciso tomar uma atitude. Por isso, além da atividade física, diminuí a carga horária de trabalho e mudei seus hábitos alimentares. Também passei a reservar um tempo na agenda para mim, melhorando a interação familiar e o relacionamento social, ampliando as amizades com pessoas que compactuam com a prática de caminhadas e corridas”.

A participação no Circuito de Corridas Unimed começou em 2016, junto também das provas promovidas pelo município e pelo SESI local. Sua última competição foi no dia 10 de março passado, na Corrida Noturna Unimed Curitiba. Hoje, sua mulher Vera Regina e os 3 filhos o acompanham na atividade, o que fortalece ainda mais a decisão do autocuidado com a saúde. “Tenho orgulho quando encontro um paciente no parque, caminhando ou correndo, que me diz ter mudado seus hábitos de vida por conta de meu exemplo”.